A seguir temos a exposição de alguns tópicos discutidos no encontro.
- Alguns livros didáticos baseiam-se nos conceitos de estranhamento e desnaturalização, os tornando insuficientes;
- É importante fazer com que os alunos aprendam a partir do estranhamento, do afastamento, a tomar a realidade como objeto. Deslocá-los de seu espaço e olhar a essência dos fenômenos sociais;
- Como transformar as categorias estranhamento e desnaturalização em métodos operantes de ensino?
- Qual o estágio dos e quais seriam os "universais sociológicos" [alguns universais sociológicos: os conceitos de produção e reprodução; habitus e disposições; interiorização e exteriorização; constituição do indivíduo] no início do século XXI?
- Os universais como recursos conceituais e metodológicos ao pensar sociológico?
- "Fundo social" de conhecimento versus conhecimento concentrado nos autores, professores, academia, campo de ciência... [Elias, 1994, pág. 43]
- A sala de aula: o professor pensando no conteúdo e analisando o que está acontecendo em sala;
- O fundo social de conhecimento do aluno e a alfabetização sociológica do professor compõem de saída um conjunto de conhecimentos sobre a vida social;
- Sem diagnosticar a trajetória do aluno, como ele concebe aspectos de composição de uma vida social, o professor terá dificuldades na conexão com o conhecimento do aluno;
- Não se trata de nivelar os conhecimentos, mas de considerar os dois conhecimentos (professor e aluno) como ponto de partida e de chegada ao universais da ciência da sociedade, a Sociologia.
- Falta de material didático (sala de aula e biblioteca);
- Formação dos profissionais (compromisso com a disciplina, desmotivação...)
- Carga horária reduzida;
- Importância da disciplina para a comunidade escolar;
- Falta de fiscalização (como a disciplina está sendo inserida na escola);
- A Universidade desconhece a realidade da escola pública;
- Formação do professor: licenciatura x bacharelado;
- Autonomia do professor em sala de aula;
- Quais os conteúdos que cada série deve abordar?;
- História da Sociologia no CE ("não temos pesquisas" sobre o tema);
- A desistência das licenciaturas;
Profa. Ileizi (UEL) e Profa. Rose (UECE).
Profa. Ileizi.
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