Blog do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.
quinta-feira, 7 de março de 2013
Impressões sobre o conselho de classe
Nós bolsistas de messejana acompanhamos dia 05/03 a
reunião do conselho de classe que avaliava os resultados finais do
processo letivo de 2012. Essa não foi a primeira vez que participei de
um conselho de classe. Essa atividade é sempre enriquecedora, pois nos
mostra toda a problemática que envolve o processo de avaliação do
desempenho do aluno durante o processo pedagógico. O mais
interessante é que o conselho não somente a valia o aspecto pedágogico
do aluno, mas também, o aspecto comportamental e social que, como se
sabe, são fatores imprescindíveis para uma avaliação mais justa.
Contudo, o que mais chamou minha atenção nesse conselho de classe foi um
fato negativo: a quantidade de matérias em que esses alunos ficaram
reprovados. A turma em que eu acompanhei (1ºF), mais da metade da sal...a
ficou reprovada, e mais impressionante ainda, a quantidade de
disciplinas era sempre superior a quatro!! E pior, esse fenômeno também
foi registrado no turno da manhã onde se corre o risco de não formar
turmas de 2º ano para 2013, como informou o professor Sergio Igor.
Nesse panorâma é inevitável o questionamento que se faz sobre a causa de
tamanha reprovação. Um dos motivos mais claros seria a forma como o ano
letivo foi encerrado: às pressas, sem tempo para cumprir com os dias
letivos e passando por cima da LDB. A Justificativa dada para tal
atitude: "regularizar o calendário escolar" e regularizar o nível de
aprendizagem do aluno, onde fica??? É claro que não podemos eximir
dessa situação caótico o papel do docente e do próprio aluno, mas não
podemos esquecer que algumas atitudes agravam ainda mais essa situação. É
bom refletir sobre isso!
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