Blog do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

quinta-feira, 7 de março de 2013

Impressões sobre o conselho de classe

Nós bolsistas de messejana acompanhamos dia 05/03 a reunião do conselho de classe que avaliava os resultados finais do processo letivo de 2012. Essa não foi a primeira vez que participei de um conselho de classe. Essa atividade é sempre enriquecedora, pois nos mostra toda a problemática que envolve o processo de avaliação do desempenho do aluno durante o processo pedagógico.
O mais interessante é que o conselho não somente a valia o aspecto pedágogico do aluno, mas também, o aspecto comportamental e social que, como se sabe, são fatores imprescindíveis para uma avaliação mais justa. Contudo, o que mais chamou minha atenção nesse conselho de classe foi um fato negativo: a quantidade de matérias em que esses alunos ficaram reprovados. A turma em que eu acompanhei (1ºF), mais da metade da sal...a ficou reprovada, e mais impressionante ainda, a quantidade de disciplinas era sempre superior a quatro!! E pior, esse fenômeno também foi registrado no turno da manhã onde se corre o risco de não formar turmas de 2º ano para 2013, como informou o professor Sergio Igor.
Nesse panorâma é inevitável o questionamento que se faz sobre a causa de tamanha reprovação. Um dos motivos mais claros seria a forma como o ano letivo foi encerrado: às pressas, sem tempo para cumprir com os dias letivos e passando por cima da LDB. A Justificativa dada para tal atitude: "regularizar o calendário escolar" e regularizar o nível de aprendizagem do aluno, onde fica???
É claro que não podemos eximir dessa situação caótico o papel do docente e do próprio aluno, mas não podemos esquecer que algumas atitudes agravam ainda mais essa situação. É bom refletir sobre isso!

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