No dia 23/04 o grupo do Liceu do Conjunto Ceará criou algumas formas de avaliações a serem aplicadas e testadas com as turmas de 1º ano:
Turmas da manhã

2º momento: exibição do vídeo Vida Maria.
3º momento: os alunos deverão elaborar três questões utilizando a imaginação sociológica. Em seguida ele deverá produzir um argumento para cada questão utilizando uma abordagem sociológica para cada uma delas.
Objetivo da avaliação: Fazer com que o aluno possa problematizar temas do seu cotidiano (educação e herança cultural) a partir da sua reprodução no vídeo apresentado; fazer com que o aluno possa relacionar o processo de mudança social aos temas apresentados.
Turmas da Tarde
1º momento: Os alunos serão divididos em 10 equipes de cinco alunos e logo após o professor irá cinco tirinhas da personagem Mafalda (uma tirinha para cada duas equipes) de forma aleatória.
2º momento: A partir da leitura da tirinha cada equipe irá elaborar um pequeno texto contendo as suas impressões sobre o tema utilizando a imaginação sociológica.
Objetivo: Fazer com que os alunos possam problematizar temas diversos do cotidiano reproduzidos nas tirinhas da Mafalda; construir um argumento utilizando a imaginação sociológica acerca do que foi problematizado pelos colegas sobre o mesmo tema.
Turmas da Noite
Texto 1: Teoria do Criacionismo
Texto 2: Teoria do Evolucionismo
Questão 1: Classifique os textos levando em consideração a produção de "verdades" dogmática e científica. Justifique sua resposta.
Questão 2: Como a sociologia se posiciona em relação a cada uma delas?

Objetivo: Fazer com que os alunos possam discernir sobre a produção do conhecimento no campo das ciências e em outras áreas do conhecimento; fazer com que os alunos compreendam o papel da sociologia nas diversas áreas do conhecimento.
Lembrando que as datas de aplicação dessas atividades foram:
06 e 07 de Maio: turmas manhã e tarde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário