Blog do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Curtindo a Vida - ESPORTE




Curtindo a Vida - ESPORTE. Culminância 19/10/12



Plano de aula – Liceu de Messejana

Atividade Interdisciplinar – Sociologia, Português e Matemática



Recorte Temático, espacial e temporal:

* Violência no futebol, Brasil - São Paulo – Ceará, fim do século XIX, XX e XXI.

Objetivos:
* Discutir o conceito de violência a partir da experiência do esporte;
* Problematizar a ideia de violência universal em contraponto aos fatores socioculturais, bem como individuais;
* Refletir sobre questões relacionadas à identidade no âmbito das torcidas organizadas.

 Método:
* Tendo como perspectiva uma aula dialogada com os alunos, promoveremos um debate sobre o tema priorizando as experiências dos discentes em articulação com o aporte teórico escolhido.

Recursos:
* Lousa
* Pincel
* Slides

 Avaliação:
* Ao final do debate, será levada em consideração a habilidade do aluno de construir uma argumentação em articulação com as questões levantadas sobre o tema a partir da sociologia.


Perguntas que podem iniciar o debate:

* Vocês já presenciaram cenas de violência em jogos de futebol ou outros esportes?
* Na opinião de vocês, por que as torcidas brigam?
* Alguém gostaria de contar alguma experiência concreta que viveu como jogador(a) ou torcedor(a) que envolve violência no esporte?


Curtindo a Vida
A Sociologia e o Esporte

Toda semana vocês têm aula de sociologia, vários temas são abordados perpassando temas como o capitalismo, a religião, a história da sociologia etc. A Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos em grupos, instituições e associações. A Sociologia estuda os fenômenos sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e suas culturas.
Além de trabalhar questões “macros” como a origem do capitalismo e o seu modo de funcionamento como Marx discutiu, temos que ter em mente que a Sociologia trabalha ou pode trabalhar todos os tipos de interações em os indivíduos constituam fenômenos sociais. Assim, buscam-se os significados que os fenômenos sociais têm para os indivíduos, e podendo ser investigadas relações cotidianas de interação entre os indivíduos, em instituições como a família, a escola, o esporte que é o tema do Curtindo a Vida, entre outros. Mas como podemos trabalhar o esporte como um fenômeno social? Podemos pensar que o esporte é apenas uma forma de lazer e divertimento que não “merece” um estudo sociológico. Mas o esporte está vinculado ao processo cultural, econômico e político da sociedade. Mas como? O esporte é o lúdico socialmente organizado, institucionalizado, com regras aceitas internacionalmente, apresentando hierarquias, papéis e funções, como, de uma maneira geral, podemos ver em todas as instituições.
Podemos notar fenômenos sociais relacionados ao esporte em diversos aspectos de sua realização tais como o capital econômico que é investido, a paixão que acomete um grande número de pessoas e formam grupos sociais bem “coesos”, a forma de organização dos torcedores, levando a tona vários aspectos desde a criação de símbolos, de organização do espaço e a violência que podem gerar. Vários estudos vêm abordando a violência no esporte, principalmente no futebol, elencando, sobretudo, a participação das Torcidas Organizadas. Acredito que a relação entre TUF e Cearamor é bem próxima de vocês, esse embate já deixou vítimas fatais e prejuízos estruturais para a cidade, usuários dos serviços públicos e moradores próximos da arena esportiva.
A Sociologia do Esporte ainda se constitui um tema de estudo e investigação relativamente recente nas Ciências Sociais, tendo se iniciado em torno dos anos 60, especialmente nos países europeus e nos Estados Unidos. Para muitos estudiosos do esporte e da educação física ainda se constitui uma área de pouca familiaridade.
O esporte pode ser analisado sob uma perspectiva semiótica, para a qual o homem liga-se ao mundo por intermédio de signos e símbolos. Nesse entendimento, para KRAWCZYK (1996), a significação do esporte contemporâneo expressa o desejo da sociedade industrial por competir, alcançar a perfeição, a fama individual e a riqueza, satisfaz o desejo de uma rápida mobilidade social, de superar barreiras biológicas e culturais e abolir as desigualdades étnicas, de gênero e raciais.
Outro aspecto significativo nos estudos da Sociologia do Esporte recai sobre a realidade das
diferenças étnico-raciais que marcam o esporte. São também bastante desiguais os padrões de acesso e de
participação dos negros em diversas modalidades esportivas. Em relação aos diferentes grupos étnicos, são também bastante desiguais os padrões de acesso e de participação. Com efeito, praticamente inexistem negros em determinadas modalidades esportivas como o hipismo, o golfe, a natação, o automobilismo, o polo aquático, o tênis. Também são poucos os que ocupam cargos de gestores.
A Sociologia do Esporte procura investigar os fatores sociais e econômicos que interferem neste processo de exclusão, buscando entender a ideologia racial que afeta as práticas esportiva
Se no âmbito das macro-relações as questões estão postas, no âmbito das micro precisam ser elucidadas e
podem ser a partir, por exemplo do estudo sobre o fato de o esporte acentuar lealdades, estimular rivalidades, exprimir símbolos de pertencimento social. Equipes, jogadores, competições, precisam ser analisadas como práticas ritualísticas e suporte de identificações grupais.
Valores nacionalistas são disseminados e estudados. Entidades abstratas como um país, uma cidade, um bairro, são percebidos como algo visível. Torcendo pelo mesmo clube, as pessoas compartilham hinos, cores, vivências coletivas.
Cada um desses grupos sociais envolve habilidades, ações, atitudes, expectativas, bens e serviços
específicos, com seus mercados particulares e suas demandas próprias. A Sociologia do Esporte pode
contribuir para o conhecimento da dinâmica e funcionamento desses universos.
 

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