Curtindo a Vida - ESPORTE. Culminância 19/10/12
Plano de aula – Liceu de Messejana
Atividade Interdisciplinar – Sociologia, Português e Matemática
Recorte Temático, espacial e temporal:
* Violência no futebol, Brasil - São Paulo – Ceará, fim do século XIX, XX e XXI.
Objetivos:
* Discutir o conceito de violência a partir da experiência do esporte;
* Problematizar a ideia de violência universal em contraponto aos fatores socioculturais, bem como individuais;
* Refletir sobre questões relacionadas à identidade no âmbito das torcidas organizadas.
Método:
* Tendo como perspectiva uma aula dialogada com os alunos, promoveremos um debate sobre o tema priorizando as experiências dos discentes em articulação com o aporte teórico escolhido.
Recursos:
* Lousa
* Pincel
* Slides
Avaliação:
* Ao final do debate, será levada em consideração a habilidade do aluno de construir uma argumentação em articulação com as questões levantadas sobre o tema a partir da sociologia.
Perguntas que podem iniciar o debate:
* Vocês já presenciaram cenas de violência em jogos de futebol ou outros esportes?
* Na opinião de vocês, por que as torcidas brigam?
* Alguém gostaria de contar alguma experiência concreta que viveu como jogador(a) ou torcedor(a) que envolve violência no esporte?
Curtindo
a Vida
A
Sociologia e o Esporte
Toda
semana vocês têm aula de sociologia, vários temas são abordados perpassando
temas como o capitalismo, a religião, a história da sociologia etc. A
Sociologia é uma das Ciências Humanas que tem como objetos de estudo a
sociedade, a sua organização social e os processos que interligam os indivíduos
em grupos, instituições e associações. A Sociologia estuda os fenômenos
sociais, compreendendo as diferentes formas de constituição das sociedades e
suas culturas.
Além de trabalhar questões “macros” como
a origem do capitalismo e o seu modo de funcionamento como Marx discutiu, temos
que ter em mente que a Sociologia trabalha ou pode trabalhar todos os tipos de
interações em os indivíduos constituam fenômenos sociais. Assim, buscam-se os
significados que os fenômenos sociais têm para os indivíduos, e podendo ser
investigadas relações cotidianas de interação entre os indivíduos, em
instituições como a família, a escola, o esporte que é o tema do Curtindo a
Vida, entre outros. Mas como podemos trabalhar o esporte como um fenômeno
social? Podemos pensar que o esporte é apenas uma forma de lazer e divertimento
que não “merece” um estudo sociológico. Mas o esporte está vinculado ao
processo cultural, econômico e político da sociedade. Mas como? O esporte é o
lúdico socialmente organizado, institucionalizado, com regras aceitas internacionalmente,
apresentando hierarquias, papéis e funções, como, de uma maneira geral, podemos
ver em todas as instituições.
Podemos notar fenômenos sociais
relacionados ao esporte em diversos aspectos de sua realização tais como o
capital econômico que é investido, a paixão que acomete um grande número de
pessoas e formam grupos sociais bem “coesos”, a forma de organização dos
torcedores, levando a tona vários aspectos desde a criação de símbolos, de
organização do espaço e a violência que podem gerar. Vários estudos vêm
abordando a violência no esporte, principalmente no futebol, elencando,
sobretudo, a participação das Torcidas Organizadas. Acredito que a relação
entre TUF e Cearamor é bem próxima de vocês, esse embate já deixou vítimas
fatais e prejuízos estruturais para a cidade, usuários dos serviços públicos e
moradores próximos da arena esportiva.
A Sociologia do
Esporte ainda se constitui um tema de estudo e investigação relativamente recente
nas Ciências Sociais, tendo se iniciado em torno dos anos 60, especialmente nos
países europeus e nos Estados Unidos. Para muitos estudiosos do esporte e da
educação física ainda se constitui uma área de pouca familiaridade.
O esporte pode
ser analisado sob uma perspectiva semiótica, para a qual o homem liga-se ao
mundo por intermédio de signos e símbolos. Nesse entendimento, para KRAWCZYK (1996),
a significação do esporte contemporâneo expressa o desejo da sociedade
industrial por competir, alcançar a perfeição, a fama individual e a riqueza,
satisfaz o desejo de uma rápida mobilidade social, de superar barreiras
biológicas e culturais e abolir as desigualdades étnicas, de gênero e raciais.
Outro aspecto
significativo nos estudos da Sociologia do Esporte recai sobre a realidade das
diferenças
étnico-raciais que marcam o esporte. São também bastante desiguais os padrões
de acesso e de
participação dos
negros em diversas modalidades esportivas. Em relação aos diferentes grupos
étnicos, são também bastante desiguais os padrões de acesso e de participação.
Com efeito, praticamente inexistem negros em determinadas modalidades
esportivas como o hipismo, o golfe, a natação, o automobilismo, o polo
aquático, o tênis. Também são poucos os que ocupam cargos de gestores.
A Sociologia do
Esporte procura investigar os fatores sociais e econômicos que interferem neste
processo de exclusão, buscando entender a ideologia racial que afeta as
práticas esportiva
Se no âmbito das
macro-relações as questões estão postas, no âmbito das micro precisam ser
elucidadas e
podem ser a
partir, por exemplo do estudo sobre o fato de o esporte acentuar lealdades,
estimular rivalidades, exprimir símbolos de pertencimento social. Equipes,
jogadores, competições, precisam ser analisadas como práticas ritualísticas e
suporte de identificações grupais.
Valores
nacionalistas são disseminados e estudados. Entidades abstratas como um país,
uma cidade, um bairro, são percebidos como algo visível. Torcendo pelo mesmo
clube, as pessoas compartilham hinos, cores, vivências coletivas.
Cada um desses
grupos sociais envolve habilidades, ações, atitudes, expectativas, bens e
serviços
específicos, com
seus mercados particulares e suas demandas próprias. A Sociologia do Esporte
pode
contribuir para
o conhecimento da dinâmica e funcionamento desses universos.
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