Blog do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

sábado, 21 de dezembro de 2013

Desigualdade social



Dia 16 foi feita uma intervenção sobre o tema das desigualdades  sociais.  Fiz tirinhas para usar  como material de apoio,  comecei a  pensar nessa idéia a partir de uma disciplina que fiz na licenciatura,Oficina de Ensino, em que a professora pediu que  criássemos materiais para  o ensino de Sociologia.  Na primeira historinha procurei  trazer  uma  a idéia de pobreza foi se modificando em relação a determinado período da idade média até nossos dias. (foram feitos “cortes históricos”)  Em determinado período da Idade Média ela não era concebido como algo negativo porque permitia aos homens praticarem a caridade, depois como  essa idéia de pobreza como pecado  ganhou força com a reforma protestante, até nossos dias em que   ser pobre tem muito menos a ver com questões religiosas, sendo o próprio individual culpado por sua situação. Embora essa  diferentes visões : pobreza resultando de  vontade divina, escolha pessoal ou de questões coletivas, sociais  convivam hoje ao mesmo tempo. 
Na segunda tirinha foi trabalhada  um pouco da concepção de dois autores:: Weber e Marx sobre o poder e as desigualdades sociais. Uma espécie de revisão já que em outra aula o professor havia trazido este assunto.
Agora vamos a minhas avaliações (Dalienne) pessoais que divido em três. 
1.Que bom!  :)
Houve momentos em que aconteceu um debate na sala  exatamente como gostaria. Foi quando surgiram pessoas que  defenderam o argumento de que a pobreza tem haver muito mais com a questão de escolha pessoal e  enquanto por outro lado apareceram as pessoas  defendendo mais o ponto de vista de que nem sempre a pessoa é culpada de sua situação, mas há coisas que ela é movida também por questões sociais.  Com a formação desses dois grupos de opiniões foi possível fazer com que os alunos entendessem melhor  o conteúdo daquelas tirinhas, e os meus objetivos. Na segunda trinhas sobre as idéias de Mar e Weber foi positivo por ser mais um momento em que os alunos puderam  revisar o conteúdo anterior percebendo as  diferenças entre as duas teorias, e principalmente como elas diferentes, que  a visão de ambos não coincidiam e que eles podiam ter sua própria visão também do assunto.
Que pena :(
De minha parte  faltou uma coisa importante que depois o próprio professor me chamou atenção: eu não havia preparado um roteiro do que discutiria.  No dia, não me preocupei tanto com isso já que para mim o material já era por si algo que já me daria base para discutir. Inclusive eu achei que  que o professor interferiria na aula com conhecimentos de historia, já que ele é formado na área.  Mas não foi o que aconteceu ele não interferiu uma só vez e depois me explicou que achava que aquele deveria ser  um momento só para mim.  
Noto que me faltou preparo para elaborar melhor as questões com que iria trabalhar,  primeiro porque não imprimi o papel antes, deixei para imprimir na hora e foi o relendo que pude perceber que deveria ter feito isso antes e não na hora da aula como aconteceu.

Que tal! :/
Aprendi com isso que a pesar de eu mesma ter produzido  o material não  quer dizer que eu saiba exatamente como utilizá-lo. O escritor da peça não  necessariamente saberá como encená-la, é preciso ter um roteiro no corpo e na mente e aprendi isso nesse dia. Além disso, percebi como na hora da “ação de ser professor.”A gente acaba agindo de forma que não gostaria, ou acaba falando  de coisas das quais não tem muita certeza ou não concordamos muito  com aquela idéia que estamos transmitindo, mas acabamos por dizer por não sabermos falar de outro modo. Quem sabe com o preparo a gente aprenda cada vez mais a extrair o melhor que há em nós, espero que seja assim.

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