Blog do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

sábado, 21 de setembro de 2013

ACADEMIA LITERÁRIA



        Entre as atividades que o PIBID de SOCIOLOGIA  vem  desenvolvendo na Escola de Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals,  vem ganhando destaque no ano de 2013 a participação no Projeto Academia Literária.
       A Academia Literária integra os projetos do PROEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) e PJF(Projeto Jovem de Futuro). É um projeto interdisciplinar onde a Língua Portuguesa, a Literatura e a Sociologia vem realizando um diálogo a partir do trabalho com obras da Literatura Brasileira.O projeto objetiva melhorar os indicadores em Língua Portuguesa, aprofundar os debates literários e aproximar os escritores do público juvenil. Pelo viés interdisciplinar, a academia dialoga com a análise crítica e discute como a literatura reflete questões sociais. Para isso, se organizam ações pedagógicas de leitura, escrita e debate viabilizadas por professores de Língua Portuguesa, Literatura, Sociologia e pelo Pibid de Sociologia da UFC.
       Com seis meses de atuação o projeto vem se redesenhando pela participação e parcerias conseguidas desde a implantação: professores  e alunos de séries inicialmente não contempladas(foi pensado inicialmente para atender ao público da primeira série do Ensino Médio, hoje atende alunos das três séries)e o projeto EM DIÁLOGO da UFC.
        Estamos vivenciando a leitura da quarta obra literária. Iniciamos o trabalho com a obra do poeta dramaturgo Ariano Suassuna “Auto da Compadecida”.Em seguida, passeamos pelo contexto e costumes  da sociedade carioca do século XIX proporcionado pela obra “Senhora de José de Alencar”. Patativa do Assaré nos proporcionou debater várias temáticas sociais pela leitura de “Cordeis e Outros Poemas”.
         Ao longo de um mês os alunos tem suas leituras estimuladas e acompanhadas pelos professores de Língua Portuguesa, Literatura e Sociologia.Dentro do período o PIBID de Sociologia- UFC trabalha o enfoque sociológico de cada obra. Os alunos são estimulados a escrever e realizar produções artísticas que ao final da leitura são expostos na Escola.








Enfoque Sociológico da Obra “Auto da Compadecida”.








Exposição de maquetes produzidas pelos alunos, reproduzindo passagens da obra.







Maquetes feitas com materiais recicláveis.











O Cortejo,  passagem do livro, foi adaptado : “Cortejo Literário” - alunos passaram nas salas convidando a escola para apreciar  a Exposição de Maquetes e Ícones  representantes da obra.
 











Enfoque sociológico da obra “Senhora”.
 








Exposição “Senhora”(Obra de Junho)Painel:  O casamento sob olhar sociológico – na Obra Senhora, nas festas juninas e na sociedade atual.
 








Enfoque Sociológico da Obra “Cordeis e Outros Poemas”
 









Exposição “Cordeis e Poemas”







Oficina de Isogravura(após enfoque sociológico, sob orientação da Professora Helena Colores do Projeto EM DIÁlOGOS da UFC.
 










Oficina de Desenho
 








Produção de Cordeis dos Alunos – Língua Portuguesa e Literatura trabalhando o gênero e a Sociologia situando sócio-historicamente autores e obras,  estimulam os alunos a produzirem  a partir do seu mundo, sua história, suas vivências.
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário