Entre
as atividades que o PIBID de SOCIOLOGIA
vem desenvolvendo na Escola de
Ensino Fundamental e Médio Doutor César Cals, vem ganhando destaque no ano de 2013 a
participação no Projeto Academia Literária.
A Academia Literária integra os projetos do
PROEMI (Projeto Ensino Médio Inovador) e PJF(Projeto Jovem de Futuro). É um
projeto interdisciplinar onde a Língua Portuguesa, a Literatura e a Sociologia
vem realizando um diálogo a partir do trabalho com obras da Literatura
Brasileira.O projeto objetiva melhorar os indicadores em Língua Portuguesa,
aprofundar os debates literários e aproximar os escritores do público juvenil. Pelo
viés interdisciplinar, a academia dialoga com a análise crítica e discute como
a literatura reflete questões sociais. Para isso, se organizam ações
pedagógicas de leitura, escrita e debate viabilizadas por professores de Língua
Portuguesa, Literatura, Sociologia e pelo Pibid de Sociologia da UFC.
Com seis
meses de atuação o projeto vem se redesenhando pela participação e parcerias
conseguidas desde a implantação: professores
e alunos de séries inicialmente não contempladas(foi pensado
inicialmente para atender ao público da primeira série do Ensino Médio, hoje
atende alunos das três séries)e o projeto EM DIÁLOGO da UFC.
Estamos
vivenciando a leitura da quarta obra literária. Iniciamos o trabalho com a obra
do poeta dramaturgo Ariano Suassuna “Auto da Compadecida”.Em seguida, passeamos
pelo contexto e costumes da sociedade
carioca do século XIX proporcionado pela obra “Senhora de José de Alencar”.
Patativa do Assaré nos proporcionou debater várias temáticas sociais pela
leitura de “Cordeis e Outros Poemas”.
Ao longo
de um mês os alunos tem suas leituras estimuladas e acompanhadas pelos
professores de Língua Portuguesa, Literatura e Sociologia.Dentro do período o
PIBID de Sociologia- UFC trabalha o enfoque sociológico de cada obra. Os alunos
são estimulados a escrever e realizar produções artísticas que ao final da
leitura são expostos na Escola.
Enfoque
Sociológico da Obra “Auto da Compadecida”.
Exposição de maquetes produzidas pelos alunos, reproduzindo passagens
da obra.
Maquetes feitas com materiais recicláveis.
O Cortejo, passagem
do livro, foi adaptado : “Cortejo Literário” - alunos passaram nas salas
convidando a escola para apreciar a
Exposição de Maquetes e Ícones representantes da obra.
Enfoque sociológico da obra “Senhora”.
Exposição “Senhora”(Obra de Junho)Painel: O casamento sob olhar sociológico – na Obra
Senhora, nas festas juninas e na sociedade atual.
Enfoque Sociológico da Obra “Cordeis e Outros Poemas”
Exposição “Cordeis e Poemas”
Oficina de Isogravura(após enfoque sociológico, sob
orientação da Professora Helena Colores do Projeto EM DIÁlOGOS da UFC.
Oficina de Desenho
Produção de Cordeis dos Alunos –
Língua Portuguesa e Literatura trabalhando o gênero e a Sociologia situando
sócio-historicamente autores e obras,
estimulam os alunos a produzirem
a partir do seu mundo, sua história, suas vivências.
Nenhum comentário:
Postar um comentário