Blog do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

OFICINA: Protagonismo Juvenil na Escola Liceu de Messejana


PROJETO DA OFICINA

E.E.M. Liceu de Messejana
Aula de Formação Humana
Tema: Protagonismo Juve
nil na Escola.
Intervenção: 01
Data: 20/08
Horário:
Turma: 1º I - tarde
Professor responsável: Sergio Igor Baltaduonis


Numero de Alunos: 24 – 8 equipes de 3

Objetivo: O objetivo da oficina durante a aula de Formação Humana é de aproveitar o momento pós-feira, cujo tema era "Protagonismo no Liceu" para aprofundar o tema e aplicar na prática o protagonismo.

#Metodologia: Os alunos se dividiram em grupos,a principio será explanado o que é, para que serve e como na pratica eles podem intervir na escola, acerca do protagonismo juvenil. Após isso, foram dados 10 minutos para que cada grupo discutisse um tema "Problemas na escola e como eles poderiam intervir para mudar essa realidade". Foram dados pedaços de cartolina onde eles colocariam frases sobre como preservar a escola. Foram recortados três espaços: Biblioteca, banheiro e sala de aula. Após isso eles colaram seus pedaços pela escola, como forma de incentivar os outros alunos da importância de se preservar a escola.

Resultados:


A oficina começou com um pouco de atraso, logo fui pedido para eles discutirem entre si e elencarem 5 problemas dessas áreas da escola. Eles colocaram como problema:
Biblioteca: Falta livros (esses lidos pelos adolescentes); falta incentivo por parte dos professores para eles irem a biblioteca, funcionários são grosseiros ( tratam com deboche, nariz empinado, bom foi o que eu entendi)
Sala de aula: Salas sujas, pichadas, cadeiras rabiscadas, ventiladores quebrados, sala quente.
Banheiro: Falta de espelhos, não há acento nos vasos sanitários, o funcionário que toma de conta daquela parte (auxiliar de limpeza) é grosseiro, o banheiro a maioria do tempo é fechado (tenho problemas em relação a isso). Pichações, sujos. 
Foi divididos 8 equipes de 3 pessoas, cada equipe ficou com 1 painel. A maioria das equipes escolheu o banheiro da escola. Após eles discutirem, essa foi a parte que eles mais participaram, pois era o momento de refleti acerca dos problemas desses ambientes e tentar entender o porque deles. E no final falei sobre o que é e como poderia ser feito na pratica o protagonismo juvenil. Eles fizeram as frases nos painéis. Pedi que fizesse links com os memes(figuras do facebook, cada um deles tem um significado) dos painéis. Criar frases inteligentes, criticas e outros. Eles adoraram essa parte, principalmente, por se tratarem de uma relidade aos quais eles estão inseridos que é as da redes sociais.









 

Nenhum comentário:

Postar um comentário