A atividade foi proposta a partir do conteúdo dado em sala , que era na
época metodologia de pesquisa em ciências sociais – O Pibid-sociologia junto
com o professor formularam essa atividade que também deveria está articulada
com a avaliação parcial.
A implementação da proposta foi à seguinte:
Do dia 14 a 21 de Junho/2013, todas as aulas de sociologia foram dados tendo como foco de debate as técnicas de pesquisa em ciências sociais – posteriormente os alunos escolheriam o tema a ser pesquisado e o professor a técnica ( a turma escolheu a temática das drogas). Daí em diante os alunos ficaram responsáveis de coletar notícias de jornal acerca da temática. O professor e o bolsista também fizeram uma série de apresentações com diferentes discursos com a utilização de slides e um curto sobre o assunto.
No dia 28, os alunos formaram equipes de 6 a 8 alunos e escolheram um ou mais dos discursos apresentados e debatidos ( o que se fala e se pratica em relação as drogas). Eles ficaram responsáveis pela construção de um texto de gênero livre, que valeria também como avaliação parcial. Os resultados foram positivos, pois os alunos souberam de maneira perspicaz localizar de onde parti o discurso e problematizar seus enunciados e isso se refletiu na nota.*
*OBS: A atividade foi feita no Liceu do Conjunto Ceará no turno noturno e a série foi 1º ano do Ensino médio. Ainda está em andamento a análise mais aprofundada da experiência.
A implementação da proposta foi à seguinte:
Do dia 14 a 21 de Junho/2013, todas as aulas de sociologia foram dados tendo como foco de debate as técnicas de pesquisa em ciências sociais – posteriormente os alunos escolheriam o tema a ser pesquisado e o professor a técnica ( a turma escolheu a temática das drogas). Daí em diante os alunos ficaram responsáveis de coletar notícias de jornal acerca da temática. O professor e o bolsista também fizeram uma série de apresentações com diferentes discursos com a utilização de slides e um curto sobre o assunto.
No dia 28, os alunos formaram equipes de 6 a 8 alunos e escolheram um ou mais dos discursos apresentados e debatidos ( o que se fala e se pratica em relação as drogas). Eles ficaram responsáveis pela construção de um texto de gênero livre, que valeria também como avaliação parcial. Os resultados foram positivos, pois os alunos souberam de maneira perspicaz localizar de onde parti o discurso e problematizar seus enunciados e isso se refletiu na nota.*
*OBS: A atividade foi feita no Liceu do Conjunto Ceará no turno noturno e a série foi 1º ano do Ensino médio. Ainda está em andamento a análise mais aprofundada da experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário