Blog do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência em Sociologia da Universidade Federal do Ceará.

sábado, 21 de setembro de 2013

Visita ao Assentamento Coqueirinho (Fortim- CE)





Dia 25 de maio o pibid Sociologia participou de uma atividade de campo planejada pelo pibid Geografia.  També estiveram presentes o pibid filosofia, Física, letras, biologia, sexualidade e direitos humanos, geografia, história, e um professor de química. Visitamos o assentamento coqueirinho, que fica localizado em Fortim, ali conhecemos o  turismo comunitário  cultivado por famílias que lá residem (Rede Tucum) . Além de ser um momento de socialização dos pibidianos, onde pudemos conhecer melhor nossos colegas  de diferentes disciplinas e quem sabe propor atividades conjuntas, o objetivo era sensibilizar os professores e futuros professores para as questões comunitárias.
 Conhecemos  a realidade de um grupo que  busca valorizar o seu patrimônio cultural e social, apesar de todas limitações que o sistema produtivo atual coloca àqueles que sonham com uma vida digna no campo, ouvimos relatos emocionantes de moradores contando da luta para manter o trabalho de pé. Mas o que eles tem a oferecer ao visitante se ali parece não  h  haver pontos considerados “turísticos” como praia? Foi essa uma pergunta que lhes fizeram, ao que eles responderam: “Mas nós temos nossa história para mostrar!” e temos a culinária também!   Então o turista pode se hospedar nas proximidades das casas dos moradores, pode visitar o museu da comunidade, ali contém imagens, objetos antigos, fatos , etc. que tiveram uma importância para a comunidade.  Ele encontra tranquilidade, passa a entrar em contato com a riqueza material e espiritual daquele grupo e  prova da culinária local que por sinal vale muito apena.
Nesse dia também conhecemos o sistema de agricultura orgânica em forma de mandala, os períodos não chuvosos deixam de ser um problema dentro da produção. Conhecemos o laboratório de informática e a biblioteca, quem nos guiou nessa visita foi um dos moradores ativos da comunidade Alessandro,  que é formado em história. Ele nos mostrou o Núcleo de audiovisual do assentamento, jovens já receberam capacitação para produzir materiais com o objetivo divulgar o patrimônio local .  Ele também nos falou do trabalho  com o teatro que ajuda a desenvolver, a “locomotiva de teatro Coqueirinho” que é conhecida   regionalmente
Além de ser um momento de socialização dos pibidianos, onde pudemos conhecer melhor nossos colegas  de diferentes disciplinas e quem sabe propor atividades conjuntas, o objetivo era sensibilizar os professores e futuros professores para as questões comunitárias de modo que essas questões também pudessem ser levadas em conta na sala de aula.
Essa experiência nos chamou atenção para a importância da valorização da memória, do patrimônio cultural  além de percebermos melhor o  papel do professor como educador que fica na tarefa de levar questões como essas para a sala de aula

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