Dia 25 de maio o pibid Sociologia participou de uma
atividade de campo planejada pelo pibid Geografia. També estiveram presentes o pibid filosofia,
Física, letras, biologia, sexualidade e direitos humanos, geografia, história, e
um professor de química. Visitamos o assentamento coqueirinho, que fica
localizado em Fortim, ali conhecemos o
turismo comunitário cultivado por
famílias que lá residem (Rede Tucum) . Além de ser um momento de socialização
dos pibidianos, onde pudemos conhecer melhor nossos colegas de diferentes disciplinas e quem sabe propor
atividades conjuntas, o objetivo era sensibilizar os professores e futuros
professores para as questões comunitárias.
Conhecemos a realidade de um grupo que busca valorizar o seu patrimônio cultural e
social, apesar de todas limitações que o sistema produtivo atual coloca àqueles
que sonham com uma vida digna no campo, ouvimos relatos emocionantes de moradores
contando da luta para manter o trabalho de pé. Mas o que eles tem a oferecer ao
visitante se ali parece não h haver pontos considerados “turísticos” como
praia? Foi essa uma pergunta que lhes fizeram, ao que eles responderam: “Mas
nós temos nossa história para mostrar!” e temos a culinária também! Então
o turista pode se hospedar nas proximidades das casas dos moradores, pode
visitar o museu da comunidade, ali contém imagens, objetos antigos, fatos , etc.
que tiveram uma importância para a comunidade. Ele encontra tranquilidade, passa a entrar em
contato com a riqueza material e espiritual daquele grupo e prova da culinária local que por sinal vale muito
apena.
Nesse dia também conhecemos o sistema de agricultura
orgânica em forma de mandala, os períodos não chuvosos deixam de ser um
problema dentro da produção. Conhecemos o laboratório de informática e a
biblioteca, quem nos guiou nessa visita foi um dos moradores ativos da
comunidade Alessandro, que é formado em
história. Ele nos mostrou o Núcleo de audiovisual do assentamento, jovens já
receberam capacitação para produzir materiais com o objetivo divulgar o
patrimônio local . Ele também nos falou do
trabalho com o teatro que ajuda a
desenvolver, a “locomotiva de teatro Coqueirinho” que é conhecida regionalmente
Além de ser um momento de socialização dos pibidianos, onde
pudemos conhecer melhor nossos colegas
de diferentes disciplinas e quem sabe propor atividades conjuntas, o
objetivo era sensibilizar os professores e futuros professores para as questões
comunitárias de modo que essas questões também pudessem ser levadas em conta na
sala de aula.
Essa experiência
nos chamou atenção para a importância da valorização da memória, do patrimônio
cultural além de percebermos melhor o papel do professor como educador que fica na tarefa
de levar questões como essas para a sala de aula
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